Tempo vira no Sul durante o feriado

Chuvas retornam à região e temperaturas diminuem nos três Estados a partir da segunda-feira (12)

Junto com o feriado aproxima-se também uma frente fria na região Sul, que promete trazer chuvas, após dias de estiagem, e derrubar as temperaturas.

Temperaturas diminuem em grande parte do Sul / Foto: Visual Hunt

Temperaturas diminuem em grande parte do Sul / Foto: Visual Hunt

O calor tem predominado em todo o Sul e a capital gaúcha, Porto Alegre, teve a segunda maior temperatura do ano na quinta-feira (08), com máxima de 34,2ºC, segundo dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

Nesta sexta-feira (09), o sistema associado ao corredor de umidade da Amazônia traz pancadas de chuva à tarde em parte da região, com exceção do norte paranaense. O calor ainda persiste nos três Estados, com máximas próximas a 30ºC.

De acordo com a Somar Meteorologia, a frente fria chega à costa de Santa Catarina no sábado (10) e aumenta a precipitação na região. Os maiores volumes atingem o litoral catarinense e leste de Curitiba. No domingo (11), o sistema fica estacionado no Estado catarinense e provoca chuvas fortes na região ao longo do dia e, como consequência, as temperaturas diminuem, embora a sensação de tempo abafado persista. Os extremos sul e norte do Rio Grande do Sul ficam com máximas em torno dos 24ºC.

Na segunda-feira (12) do feriado, a frente fria avança para o Sudeste, mas ainda organiza as instabilidades no Sul, principalmente entre o norte gaúcho e Paraná. Com as chuvas mais generalizadas, as máximas diminuem em grande parte da região.

No dia do Carnaval, na terça-feira (13), o tempo instável perde força no Sul e se concentra no leste e norte do Paraná. As temperaturas se mantêm baixas, especialmente em Curitiba, onde a máxima pode ficar entre 18ºC e 20ºC. Em Porto Alegre, as mínimas ficam próximas a 15ºC de segunda a quarta-feira (14).

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Sul: Estiagem deixa cidades gaúchas em situação de emergência