Tempo vira no Centro-Sul durante o fim de semana

Sábado (15) começa com grande amplitude térmica, mas frente fria reduz as temperaturas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste no domingo (16)

Segundo a Somar Meteorologia, o sábado será de tempo firme com grande amplitude térmica no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas o fim de semana deve finalizar com a chegada de uma frente fria na região Sul.

Frente fria atinge o Sul no domingo (16) / Fonte: Banco de Imagens da Somar Meteorologia

Frente fria atinge o Sul no domingo (16) / Fonte: Banco de Imagens da Somar Meteorologia

No sul do Brasil, o sábado fica favorável para atividades ao ar livre e a sensação é de calor. As máximas se elevam e cidades gaúchas como Campo Bom e Santa Maria podem alcançar 30ºC. No domingo, uma frente fria e uma massa de ar frio se aproximam da região e trazem chuvas com declínio de temperaturas no Rio Grande do Sul. Um bloqueio atmosférico estacionado em Santa Catarina impede que o sistema influencie com muita intensidade os demais Estados. Nos Estados gaúcho e catarinense há chance de formação de neve e chuva congelada.

O tempo firme também predomina no Sudeste durante o sábado, apenas com formação de nevoeiros pela manhã. No Espírito Santo ainda há previsão de chuva fraca com períodos de melhoria. As temperaturas ficam mais amenas no domingo no sul e leste do Estado de São Paulo, mas o frio não deve durar muito e já no começo da próxima semana as máximas aumentam novamente.

De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, a amplitude térmica também aumenta na região Norte, com destaque para as cidades de Porto Velho, Rio Branco e sudoeste do Amazonas. A expectativa é de mínimas em torno de 15ºC e máximas por volta de 35ºC. O ar fica seco durante a tarde e a umidade relativa diminui. “A grande amplitude térmica revela um padrão típico de fim de inverno no interior do país”, comenta.

O Centro-Oeste mantém o tempo seco e ensolarado no sábado e, a partir do domingo, ocorre uma queda de temperatura pouco duradoura em todos os Estados. No Nordeste, as chuvas continuam atingindo a costa da região neste fim de semana, desde o sul baiano até Pernambuco, enquanto no interior o tempo fica seco.

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

Região Sul tem chance de neve na segunda-feira (17)

Frio da madrugada aumenta em Minas Gerais