Temperaturas abaixo de zero na Serra da Mantiqueira

A entrada de uma massa de ar frio deve provocar temperaturas negativas no Parque Nacional do Itatiaia (RJ) no início da próxima semana

Durante o fim de semana uma nova frente fria avança pela região Sul e vem acompanhada de uma massa de ar frio que se espalha no Centro-Sul do Brasil derrubando as temperaturas.

Na próxima segunda-feira (21), a mínima deve chegar a -5°C no Parque Nacional do Itatiaia, localizado na Serra da Mantiqueira, e as máximas não passam dos 8°C. Há inclusive potencial para geada na região.

SE_tmin_7

Modelo de temperatura mínima no Sudeste durante a segunda-feira (21) | Fonte: Somar Meteorologia

A estação meteorológica do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) instalada em setembro de 2017 no Parque do Itatiaia tem registrado algumas das temperaturas mais baixas do país. No dia 19 de abril a estação registrou mínima de -4,3°C durante a madrugada.

Região tipicamente fria no outono

Desde o início do outono as temperaturas estão caindo na região do Parque Nacional do Itatiaia que apresenta uma altitude de ate 2.791m em seu ponto mais alto.

Portanto, além da entrada de ar mais frio estar contribuindo para a queda na temperatura, temos o efeito da altitude, onde em média a cada 100m a temperatura diminui 1°C. Portanto daqui para frente a expectativa é de que as temperaturas fiquem cada vez mais baixas.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.