Sul e Nordeste recebem chuva forte no fim de semana

O tempo seco predomina nas regiões Sudeste e Centro-Oeste

Na sexta (26), uma frente fria traz volumes para o litoral da região, atingindo também grande parte do Rio Grande do Sul e oeste catarinense. No Paraná, o tempo fica firme e as temperaturas em elevação, com máxima de 27ºC em Curitiba.

Chuva predomina no Sul, Norte e Nordeste, mas não ganha força nas demais regiões / Fonte: Banco de Imagens da Somar Meteorologia

Chuva predomina no Sul, Norte e Nordeste, mas não ganha força nas demais regiões / Fonte: Banco de Imagens da Somar Meteorologia

Segundo a Somar Meteorologia, o fim de semana ainda tem expectativa de chuva para o Sul e os maiores volumes ficam entre a capital do Estado gaúcho e Santa Catarina. Não se descarta a possibilidade de transtorno, uma vez que o solo permanece úmido devido à sequência de precipitação no Rio Grande do Sul.

A partir do sábado (27), as temperaturas entram em declínio nos três Estados, com chance de máximas abaixo dos 20ºC nas capitais. Já no domingo (28), as chuvas alternam com períodos de melhoria.

O tempo seco persiste no Sudeste na sexta-feira (26) e as temperaturas se elevam no interior da região, mas os ventos do mar deixam condição para chuva fraca no litoral e o tempo fica nublado. Durante o sábado (27), o sol aparece entre nuvens no interior do Sudeste e garante temperaturas elevadas pela tarde, condição que deve permanecer no domingo (28) com chuva isolada no litoral.

Já no Centro-Oeste, a condição de tempo seco e temperaturas elevadas predominam na região na sexta-feira (26), com chance de chuva isolada no Mato Grosso do Sul por conta da umidade de Amazônia. O calor somado à falta de precipitação aumenta o risco de queimadas. As áreas do oeste e sul do Mato Grosso do Sul e região pantaneira recebem volume no sábado (27) devido a um sistema no oceano. Instabilidades trazem chuva isolada no domingo (28) e as temperaturas caem no Distrito Federal e Goiás.

No Nordeste, as chuvas na faixa litorânea seguem e o risco de transtorno nas capitais permanece. Durante a sexta-feira (26), a precipitação cai desde Aracaju até João Pessoa e, segundo o meteorologista Celso Oliveira, as temperaturas ficam amenas por conta dos dias chuvosos. Chove de forma generalizada no Nordeste no sábado (27) e o sertão volta a receber acumulado. Ainda há expectativa de instabilidades atuando, principalmente, nas faixas leste e norte da região nos próximos dias.

O destaque do fim de semana no Norte fica para os Estados do Amazonas, Rondônia e Pará, que devem receber os maiores acumulados de chuva, mas o calor predomina em toda a região. No domingo (28), as chuvas se concentram no litoral e, além disso, uma friagem atinge o Estados do Acre, inclusive a capital Rio Branco, e o sul de Rondônia, como na cidade de Vilhena.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Por que a fome aumenta no frio?

Chuva diminui no interior do país