Sudeste: Tempo firme e amplitude térmica marcam a semana

Pancadas de chuva se concentram no norte de Minas Gerais e Espírito Santo

Uma frente fria atravessou o Sudeste durante o fim de semana e trouxe chuva significativa para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo no sábado (11), acompanhada de friozinho. A capital paulista marcou a menor mínima da primavera, com 12,6ºC na madrugada do domingo (12), mas as temperaturas voltaram a se elevar já no período da tarde e a máxima chegou aos 28ºC.

pexels-photo-225236

Tempo firme e amplitude térmica marcam a semana no Sudeste/ Fonte: Pexels

De acordo com a Somar Meteorologia, a frente fria se afasta aos poucos rumo ao oceano, na altura do Espírito Santo, mas ainda atrai a umidade da Amazônia e provoca precipitações no extremo norte de Minas Gerais e no Estado capixaba pelo menos até a quinta-feira (16). No restante da região, uma massa de ar seco provoca predomínio de tempo firme.

Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, o destaque fica por conta da grande amplitude térmica. Na capital paulista, as mínimas ficam em torno dos 14ºC na terça-feira (14), enquanto as máximas chegam aos 27ºC. Já no feriado da quarta-feira (15), o dia começa na casa dos 16ºC, mas as temperaturas chegam aos 30ºC no período da tarde.

Na capital carioca, a amplitude é ainda maior, as máximas chegam a passar dos 35ºC a partir do feriado, mas as mínimas podem ser até 16ºC mais baixas e ficam em torno dos 20ºC pela manhã. O calor da tarde permanece intenso pelo menos até o sábado (18).

Além do calor, a baixa umidade relativa do ar também chama a atenção. Com o tempo seco, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro entraram em Estado de alerta no domingo com índices abaixo dos 16%.

Com a chuva concentrada no extremo norte mineiro, a capital Belo Horizonte deve ter um feriado de tempo firme, com poucas nuvens e temperaturas em torno dos 17ºC pela manhã e 27ºC, enquanto no Espírito Santo as pancadas de chuva continuam e a amplitude térmica é menor, as temperaturas ficam entre os 22ºC e 28ºC até a quinta-feira (16).

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Conferência climática da ONU tem início na Alemanha

Conta de luz vai ficar mais cara em novembro

Oceano Pacífico segue em condição de La Niña