Sobe e desce de temperatura no Rio de Janeiro

Após a tarde mais fria do ano na capital carioca, as temperaturas voltam a subir, mas com o avanço de uma nova frente fria caem novamente

Na última terça-feira (07) a capital carioca teve a tarde mais fria do ano, segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), com os termômetros registrando apenas 20,6°C durante o período da tarde. Para a cidade conhecida pelo jargão “Rio 40°”, quando a temperatura fica próxima aos 20°C, a sensação é de bastante frio!

Essa queda na temperatura ocorreu devido a aproximação de uma frente fria ao longo da semana e que alcançou o Rio de Janeiro na terça-feira. Os ventos de quadrante sul foram responsáveis por levar um ar mais frio pra região, que junto com uma camada densa de nebulosidade fizeram com que as temperaturas não conseguissem subir.

Além de frio, essa frente fria também provocou chuva. Ainda segundo o INMET, o acumulado em 24 horas foi de 20,6 mm. Como já vem chovendo na região desde o começo do mês devido a passagem de outras frentes frias, o acumulado mensal já soma 55 mm, o que equivale a 24% acima da normal esperada pra todo o mês.

Sobe e desce de temperatura 

Depois de uma quarta-feira (08) de tempo firme, volta a chover de forma fraca na quinta-feira (09). Com a aproximação de uma nova frente fria, a chuva está prevista para acontecer durante o final da tarde, porém, até lá, devido as condições pré frontais as temperaturas ficam elevadas e próximas dos 29°C, bem diferente do observado nos dias anteriores – Isso ocorre devido a inversão da direção do vento, que dessa vez serão de quadrante norte até a chegada da frente.

Já a partir de quinta as temperaturas podem voltar a cair para a faixa dos 23°C e a chuva pode durar até a sexta-feira (10). A medida que a frente fria se afasta, as condições de instabilidade enfraquecem.

E como fica o tempo no final de semana?

O final de semana será agradável pra quem deseja pegar uma praia ou curtir o dia ao ar livre. A frente fria se afasta e o tempo volta a ficar firme, porém, a sensação ainda será de um leve frio. Ao longo do final de semana a temperatura volta a aumentar gradativamente, e as máximas ficam na faixa dos 22°C.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.