Sistema de baixa pressão mantém as chuvas na região Sul

Maiores volumes devem ser registrados entre Santa Catarina e Paraná até a quinta-feira (07) e meteorologia chama atenção para agitação marítima

A passagem de uma frente fria provocou temporais no Rio Grande do Sul durante o fim de semana. De acordo com dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) as cidades de Santa Rosa e São Gabriel registraram respectivamente 67,4mm e 72mm entre o domingo (03) e a manhã desta segunda-feira (04).

8589351775_87bedbcf76_c visual hunt

Chuvas atingem Santa Catarina e Paraná até a quinta-feira (07)/ Fonte: Pixabay

A previsão da Somar Meteorologia é de que um sistema de baixa pressão formado no Paraguai, atraia a umidade da Amazônia e espalhe chuvas principalmente por Paraná e Santa Catarina nos próximos dias. “No Rio Grande do Sul, volume de chuva deve ser menor comparado ao fim de semana, mas ainda atinge a maior parte do Estado, intercalado com períodos de melhoria”, afirma a meteorologista Juliana Resende, da Somar Meteorologia.

Apesar de a marinha ainda não ter emitido nenhum alerta, os meteorologistas da Somar chamam atenção para possível agitação marítima. “Os modelos meteorológicos apontam mar agitado entre a costa gaúcha e catarinense, com ondas que vão de 2,5m a 3,1m de altura nesta terça e quarta-feira (06)”, comenta Juliana.

Apesar da chuva, as temperaturas seguem elevadas nos três Estados, com máximas acima dos 30ºC até o final da semana na maior parte da região. Apenas nas cidades mais próximas ao litoral é que as temperaturas ficam um pouco mais amenas, mas as máximas ainda chegam aos 25ºC.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Como a meteorologia é influenciada pela astronomia?

Oscilação nas temperaturas aumenta o risco de doenças

Chuvas volumosas atingem a região central do país nesta semana