Semana será de madrugadas frias na região Sul

Mas as temperaturas se elevam no período da tarde e podem chegar perto dos 30ºC

O verão se despediu com muita chuva e friozinho na região Sul. Já o outono, que começou às 7h29 desta segunda-feira (20), trouxe tempo firme e características típicas da estação para os três Estados. De acordo com a Somar Meteorologia, a semana promete noites e madrugadas frias, mas as tardes voltam a ter temperaturas elevadas até o final desta semana.

shutterstock_225719668

Semana será de oscilação nas temperaturas na região Sul/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

A estação mais quente do ano foi marcada pelo fim de um La Niña de fraca intensidade, o fenômeno caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico prometia um período com chuvas menos volumosas na região Sul, mas sua dissipação ainda em janeiro contribuiu para que o verão terminasse com a passagem de chuvas mais intensas sobre a região Sul.

Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, o oceano passa agora por um período de neutralidade. “Diferente do outono de 2016, quando um forte El Niño em enfraquecimento garantiu chuvas fortes e ondas de frio mais persistentes nos três Estados, o padrão este ano é de oscilação. Os sistemas passam rapidamente, e nem o frio, nem o calor devem ser duradouros”.

A primeira semana do outono começou com tempo aberto desde o Rio Grande do Sul até o Paraná. O friozinho que tomou conta da maior parte da região neste sábado e domingo (19), deve continuar durante as noites e as madrugadas, com mínimas entre 12ºC e 15ºC, mas no período da tarde, a alta incidência de radiação solar faz com que as temperaturas se elevem gradativamente e cheguem perto dos 30ºC até a sexta-feira (25).

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

O que esperar do outono no Brasil?

Semana começa com tempo típico de outono

Como se mede o volume da chuva?