Semana de frio intenso no Sudeste

Frente fria chegou e mudou o tempo. Na quarta-feira (11) o sistema se afasta e a chuva diminui, mas o frio vai continuar pelo menos até sexta-feira (13).

O feriado da Revolução Constitucionalista de 1932 para os paulistas começou com sol e temperatura agradável, mas a chegada de uma frente fria mudou o tempo. O sistema organizou chuvas e diminuiu as temperaturas. Na capital paulista, pelo aeroporto de Congonhas por volta das 14h a temperatura estava em torno de 23°C, conforme o sistema foi avançando a temperatura caiu gradativamente e cinco horas depois o aeroporto registrou 14°C.

Nesta terça-feira (10), o sistema ainda provoca instabilidades entre o norte e leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e também em algumas áreas do Rio de Janeiro:

satelite sudeste

Fonte: Canal 13 GOES 16/ CPTEC/ DSA

Na quarta-feira (11) a frente fria se afasta bastante pelo oceano e já não provoca mais chuva em grande parte do Sudeste. Assim, o destaque passa a ser o frio que ganha mais intensidade devido a uma massa de ar polar que avança pelo Centro Sul.

Há inclusive chance de geada em pontos altos da Serra da Mantiqueira, especialmente no Parque Nacional do Itatiaia (RJ), onde a temperatura pode ficar abaixo de zero entre as madrugadas de quarta e sexta-feira (13). Além disso, o frio é mais intenso em cidades localizadas em pontos mais altos de São Paulo e Minas Gerais como Campos do Jordão (SP) e Monte Verde (MG).

sudeste

 

Entre o Rio de Janeiro e o centro leste de Minas Gerais, pode chover na quarta-feira, ainda por causa da frente fria muito afastada na costa e também por causa de instabilidades formadas pela passagem de um ciclone extratropical.

Marinha emite alerta de ressaca

Além disso, o ciclone intensifica os ventos e por isso a Marinha do Brasil alerta para mar agitado a costa do Sudeste e risco de ressaca entre São Sebastião (SP) e Arraial do Cabo (RJ) até a manhã de quinta-feira (12).

Depois a chuva perde força e o tempo firme volta a predominar no Sudeste. Mas a massa de ar polar influencia em temperaturas bastante baixas até pelo menos a madrugada de sexta-feira.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.