Semana começa com chuva no interior do país

Precipitações voltam a ganhar força entre Norte e Nordeste gradativamente nos próximos dias

As instabilidades que provocaram chuva volumosa na metade norte do país na última semana, migraram para o Centro-Sul durante o fim de semana atraídas pela chegada de uma frente fria, mas as precipitações perdem força na região na medida em que retornam para o Norte e Nordeste ao longo desta semana.

Chuvas migram de volta para o Norte e Nordeste nesta semana/ Fonte: Unsplash

O tempo firme voltou a predominar na segunda-feira (12) no Rio Grande do Sul, após um domingo nublado e o destaque no início da semana é foi o friozinho que tomou conta do Estado gaúcho, as temperaturas máximas chegam aos 35ºC em Porto Alegre na última sexta-feira (09), não passaram dos 25ºC na segunda, sendo que as mínimas ficaram na casa dos 14ºC na terça (13).

Já entre Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, a chuva ganhou força entre a segunda e a terça-feira de Carnaval. As temperaturas também ficaram mais amenas, com máximas abaixo dos 25ºC no leste catarinense e em Curitiba.

O sistema perde força nesta quarta-feira de Cinzas, mas pancadas ainda atingem toda a faixa central do país, desde o Mato Grosso até o Rio de Janeiro, passando por Goiás, Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais, enquanto a chuva volta a ganhar força entre Norte e Nordeste.

Na quinta e sexta-feira (16), as precipitações aumentam do Amapá ao Rio Grande do Norte, mas a chuva mais volumosa acontece entre o Acre e o este do Amazonas.

Apenas no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, é que o tempo continua firme na maior parte da semana. “Por lá, as precipitações devem passar apenas entre a quinta e a sexta-feira, mas serão apenas pancadas rápidas, fracas e isoladas”, afirma Oliveira.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Como vai ficar o tempo em fevereiro?

Qual é a expectativa do setor elétrico para 2018?