Semana com temporais e geada no Centro-Sul do Brasil

Após os temporais, semana termina com frio intenso entre o Sul e o Sudeste

Áreas de instabilidade que deram origem a uma frente fria provocaram temporais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e a semana começou com temporais que causaram estragos nos dois Estados e chegaram até o Paraná. A chuva avança sobre o norte paraense e o estado de São Paulo nesta terça-feira (12) e deve trazer acumulados significativos inclusive para a capital paulista.

ezgif.com-gif-maker (11)

A partir da quarta-feira (13) a frente fria avança para o Sudeste, mas o risco para temporais diminui. Chove em São Paulo, na metade sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Conforme a frente fria se afasta, uma forte massa de ar polar avança pela região Sul e começa a diminuir as temperaturas ainda na quarta-feira e até o fim de semana deve esfriar ainda mais. Principalmente entre a sexta-feira (15) e o domingo (17) há risco para geadas entre a Campanha Gaúcha e o interior paranaense. Nas áreas das serras gaúcha e catarinense, os modelos de previsão do tempo indicam temperaturas abaixo de zero durante o fim de semana.

ezgif.com-gif-maker (12)

O frio avança também para o interior do Brasil a partir da sexta-feira. Tem risco para geada no extremo sul do Mato Grosso do Sul e entre sábado e domingo as temperaturas diminuem em parte do Sudeste, mas o frio não deve ser tão intenso quanto na região Sul. Na Serra da Mantiqueira os termômetros ficam entre 3°C e 6°C, com eventual chance para geada.

A partir da próxima segunda-feira (18) a massa de ar polar perde intensidade e as temperaturas voltam a subir no centro-sul do país.

 

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.