Semana ainda começa com temporais no Centro-Norte

Chuva migra aos poucos para a região Sul, mas temporais ainda atingem o Centro-Norte até a terça-feira (13)

As última semana foi marcada por chuvas intensas no Centro-Norte do país. Com acumulados acima dos 100mm, os temporais causaram transtornos desde o litoral norte paulista até as praias da Bahia, passando por Rio de Janeiro e Espírito Santo. Interior baiano, norte mineiro e leste de Goiás também registraram estragos causados pelos volumes elevados.

annie-spratt-365639

Semana ainda começa com temporais no Centro-Norte do país/ Fonte; Unsplash

De acordo com a previsão da Somar Meteorologia, as chuvas continuam concentradas na região nesta segunda-feira (12) e a expectativa é de que acumulados elevados ainda sejam registrados até a terça-feira (13) principalmente no sul baiano.

“A partir da quarta-feira (14), a formação de uma área de baixa pressão entre o Paraguai e a Argentina atraem a umidade da Amazônia e isso enfraquece as instabilidades que atuam na faixa central do país, mas pancadas de intensidade moderada ainda devem ocorrer até o final da próxima semana entre o Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste”, afirma a meteorologista da Somar, Amanda Souza.

Chuva retorna para a região Sul

A passagem de uma frente fria afastada no oceano na altura da região Sul, provoca pancadas de chuva pelos três Estados no início da semana, mas é a partir da quinta-feira (08), que as precipitações se intensificam por conta de um sistema de baixa pressão que atua na costa entre Rio Grande do Sul e Uruguai. A expectativa é de acumulados significativos entre o centro e oeste gaúcho, onde o volume de chuva pode causar transtornos até o fim de semana.