Saiba qual é a capital mais seca do Brasil

O tempo seco é normal para esta época do ano na faixa central do Brasil, conheça a capital com mais dias sem chuva

Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia, faz 46 dias, pouco mais de um mês que não chove em Palmas, capital do Tocantins. A última chuva significativa foi registrada no dia 23 de abril acumulando cerca de 13,8mm.
Essa condição de tempo ocorre por conta de uma massa de ar seco que atua na faixa central do Brasil, o que é comum nesta época do ano. Neste mesmo período no ano passado, Palmas ficou em torno de 170 dias sem chuva acima de 5mm.
De 14/05/2017 até 30/10/2017: 170 dias sem chuva 
De 24/04/2018 até 09/06/2018: 46 dias sem chuva

É normal o tempo seco nesses últimos meses em Palmas?

O período entre maio e setembro é o que chove menos em Palmas, mas em junho, julho e agosto a média história indica que as chuvas não passam dos 7mm por mês. Neste último mês a situação chegou ao extremo, foram apenas 0,4mm e considerado o maio mais seco dos últimos 24 anos na capital do Tocantins, desde que o INMET começou a coletar os dados em 1993.
image(4)Média Climatológica de Palmas | Fonte: INMET
image(5)
Anos que tiveram o mês de maio mais secos em Palmas | Fonte: INMET

Como fica o tempo nos próximos dias?

A resposta é que o tempo seco persista em todo o estado do Tocantins nesta semana. Aliás, acumulados significativos são previstos apenas para novembro. Até lá deve ocorrer uma pancada de chuva ou outra, mas sem volumes expressivos, o que deve agravar a situação de estiagem.

image(6)
Previsão da Região Nortista | Fonte: Somar

Conheça o local com a situação oposta

Junho mal começou em Natal, capital do Rio Grande do Norte, e já apresenta mais de 100mm de chuva, sendo o maior acumulado registrado entre as capitais do Brasil, de acordo com os dados do INMET.
Cerca de 175,4mm foram registrados nos nove primeiros dias do mês, equivalente à metade de sua média climatológica que é de 353,6mm. Para se ter uma idéia, é normal chover bastante e ultrapassar 200mm entre o março e julho no estado do Rio Grande do Norte.
Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.