• Aproxime-se de seus amigos! Compartilhe sua programação! connecte-se com Facebook
RS: Cidade registra manhã mais quente do ano

Termômetros marcaram 26,1ºC em Santa Maria nesta segunda-feira

A cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, registrou a manhã mais quente de 2015 nesta segunda-feira (03). Os dados da estação meteorológica automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), às 8h da manhã, mostram que a temperatura de hoje foi de 26,1ºC. Antes, a manhã mais quente havia sido registrada em 13 de janeiro com 24,1ºC.

Média de temperaturas mínimas em agosto na cidade é de 10,4ºC. / Foto: Prefeitura de Santa Maria

Média de temperaturas mínimas em agosto na cidade é de 10,4ºC. / Foto: Prefeitura de Santa Maria

Além disso, o que chama a atenção é a temperatura registrada no aeroporto da cidade. A madrugada inteira passou com 29ºC e, às 8h da manhã, os termômetros da região chegaram a cair um pouco, mas marcando ainda 28ºC.

Para se ter uma ideia do quanto esta temperatura é alta, a média das temperaturas mínimas em Santa Maria num mês de agosto é de 10,4ºC.

Isso aconteceu por conta da ação dos ventos soprando do quadrante norte, levando ar mais quente do interior do país rumo à Depressão Central, região onde Santa Maria fica localizada. Isso vem acontecendo há alguns dias. No domingo (02), os ventos de norte sopraram moderados a fortes ao longo do dia, com rajadas de até 67km/h na região do aeroporto, gerando sensação de abafamento.

A previsão da Somar Meteorologia para esta segunda-feira é de mudança no tempo na região por conta de um sistema frontal entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul – que ainda não consegue avançar muito para norte por conta de um bloqueio atmosférico. Mesmo assim, o sistema consegue chegar até Santa Maria, provocando pancadas de chuva isoladas até o fim do dia. Desta maneira, com as chuvas chegando e os ventos mudando de direção, a tendência é de diminuição das temperaturas somente à noite em Santa Maria, com previsão de queda para 19ºC no período da noite.

 

Patricia Vieira é técnica em meteorologia pela FVE-UNIVAP com especialização em radar meteorológico e monitoramento de tempo severo. Desde 1999 é colaboradora da Somar Meteorologia e atua com treinamentos, estágios, palestras e faz parte do grupo de apresentadores de previsão do tempo para televisão e web.

 

Clique aqui e confira a previsão do tempo na sua cidade.

 

VEJA MAIS

Doenças cardíacas podem aumentar no inverno. Saiba como evitar

Por que a sonolência aumenta no inverno?

Por que engordamos mais no frio?

Baixas temperaturas e alto gasto calórico: tempo frio ajuda a emagrecer

Frio: Saiba como conservar melhor as roupas