Risco de geada para a Região Sul e Serra da Mantiqueira

Tempo aberto, ventos calmos e frio mantém a condição para formação de geada até a sexta-feira (13) no Sul e no Sudeste

Na quarta-feira (11), mais de 20 cidades registraram geada no Brasil, espalhadas por 3 regiões brasileiras e 5 estados: no Sul, foi em Santa Catarina e no Paraná; no Sudeste, foi no sul de Minas Gerais e no oeste de São Paulo; no Centro-Oeste, houve registro de geada nas cidades do sul do Mato Grosso do Sul.

Para a quinta-feira (12), os meteorologistas afirmam que o fenômeno deve acontecer novamente no Sul e no Sudeste. Desta vez, são seis os estados que devem registrar o fenômeno:

  • No Rio Grande do Sul, o fenômeno atinge a faixa que vai da Campanha à Serra gaúcha, passando pela faixa central do Estado;
  • Em Santa Catarina, a geada está prevista para a região central do Estado, que inclui a serra e o planalto catarinense;
  • No Paraná, além dos pontos mais altos do Estado, também pode gear na Região Metropolitana de Curitiba;
  • Em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, é na Serra da Mantiqueira que o fenômeno deve ocorrer, atingindo cidades como Campos do Jordão (SP) e Monte Verde (MG) , além do Parque Nacional do Itatiaia (RJ).

Na sexta-feira (13), a massa de ar polar que atua no Centro-Sul do Brasil enfraquece e a condição para formação de geada diminui, ficando restrita às áreas mais altas do Sul e do Sudeste.

O que é e como se forma a geada?

A geada é uma fina camada de gelo que se forma sobre superfícies próximas ao solo, como plantas ou trilhos de trem. Esta camada de gelo se forma quando a temperatura fica próxima de 0°C, fazendo o vapor d’água da atmosfera sublimar direto para gelo. É importante lembrar que geada não cai, ela se forma.

Para a ocorrência de geada, algumas condições atmosféricas são necessárias. No caso da maioria das geadas que ocorrem no Brasil, são necessárias temperaturas próxima do zero grau na superfície, céu claro, pouco vento e baixa umidade relativa do ar.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.