Região Sul terá calor intenso nos próximos dias

Temperaturas chegam perto dos 40ºC no Rio Grande do Sul e calor predomina nos três Estados até a próxima semana

Mesmo com as pancadas de chuva que atingem a região desde o fim de semana, ventos vindos do interior do país mantêm as temperaturas elevadas nos três Estados. De acordo com dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), as cidades de Santa Rosa no Rio Grande do Sul, além de Maringá e Londrina, no Paraná, registraram pouco mais de 32ºC nesta terça-feira (05), e a previsão da Somar Meteorologia, é de que o calor continue até a próxima semana.

pexels-photo-172757

Calor predomina na região Sul até a próxima semana/ Fonte: Pexels

Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, as máximas podem passar dos 35ºC nas cidades mais próximas a Argentina e Paraguai até a próxima semana. “No extremo oeste do Rio Grande do Sul, as máximas chegam a ficar entre os 38°C e 40°C em cidades como Uruguaiana na sexta-feira (08) e no domingo (10). Possivelmente, outras cidades gaúchas também devem registrar o calor extremo”.

Apesar da atuação de um sistema de baixa pressão na altura do Paraguai que favorece a formação de nuvens carregadas, estiagens pontuais ocorrem no interior dos três Estados desde a virada do mês. “Nestes locais, o alto índice de radiação solar pode intensificar a queda na umidade do solo”, afirma o profissional.

A exceção fica por conta das cidades gaúchas e catarinenses mais próximas ao litoral, além da região metropolitana de Curitiba. “As temperaturas ficam um pouco mais amenas nestas áreas, mas as máximas ainda ficam em torno dos 30ºC. Apenas no fim de semana, é que as máximas ficam ainda mais baixas, em torno dos 25ºC”, finaliza Oliveira.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

Oscilação nas temperaturas aumenta o risco de doenças

Sistema de baixa pressão mantém as chuvas na região Sul

Como a meteorologia é influenciada pela astronomia?