Quando volta a chover no interior do Nordeste?

Pancadas de chuva fraca devem continuar concentradas no litoral enquanto o tempo seco predomina no interior nordestino pelo menos até o início da primavera

Áreas de instabilidade formadas na costa continuam a provocar chuva no litoral do Nordeste. Já no interior o tempo seco predomina e algumas áreas chegam a contar mais de 100 dias de estiagem. De acordo com a Somar Meteorologia esta é uma condição que deve perdurar pelo menos até o fim de setembro.

pexels-photo-296230

Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, a região só deve sentir uma mudança significativa após o início da primavera, quando os ventos que atualmente empurram as instabilidades contra a costa do Nordeste, passam a se dirigir para o Sudeste e Sul do país. “Com isso, a faixa litorânea deve voltar a ter dias de tempo firme e quente”, afirma.

No interior, a chuva só deve voltar a acontecer em meados da próxima estação. “A partir de outubro as precipitações voltam a acontecer, mas ainda será de forma irregular e as pancadas vão se tornando um pouco mais frequentes aos poucos até novembro”, explica Oliveira.

Até lá, as temperaturas se elevam e a umidade relativa do ar despenca nos locais mais secos. As máximas podem chegar perto dos 40ºC no Maranhão, nas áreas mais próximas ao Tocantins, enquanto Piauí e o interior baiano tem máximas em torno dos 35ºC.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Como será setembro?

Energia: Bandeira amarela volta a vigorar no país em setembro

Inverno termina com cara de verão no país