Quando o frio volta?

A capital paulista teve a maior máxima desde abril nesta quarta-feira (09)

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) tem registrado altas temperaturas em todas as regiões do Brasil nesta semana, isso em pleno inverno. No Sul e Sudeste, as máximas ficam próximas a 30ºC e, no Norte e Centro-Oeste, alcançam valores em torno dos 40ºC.

Temperaturas caem a partir de quinta (10) no Sul e Sudeste / Fonte: VisualHunt

Temperaturas caem a partir de quinta (10) no Sul e Sudeste / Fonte: VisualHunt

Nesta quarta-feira (09), a capital paulista registrou 29,2 ºC, a maior temperatura do inverno até agora e superou em 5ºC a média climatológica de agosto para a cidade, que é de 23,3ºC. Em Curitiba também houve o registro da maior máxima da estação, com 27ºC.

Segundo a Somar Meteorologia, esse tempo com cara de primavera tem sido causado porque os ventos vindos da direção norte aumentam as temperaturas no Sudeste e parte do Sul. “Não há um sistema que mude a direção dos ventos e há a atuação de uma massa de ar seco no interior do país, além do tempo aberto e poucas nuvens. É uma situação mais comum no mês de setembro”, afirma a técnica em meteorologia Patrícia Vieira.

 

Queda de temperatura

A partir da quinta-feira (10), há a mudança da direção dos ventos, que passam a soprar do quadrante sul, com a passagem de uma frente fria no oceano. Isso garante um tempo mais nublado e declínio das máximas e mínimas no sul e litoral do Estado paulista, Minas Gerais e Espírito Santo. No domingo (13), o calor retorna à região Sudeste, mas deve ser pouco duradouro. No Sul, a sensação de frio acompanha as chuvas em grande parte do Estado gaúcho e nas faixas leste de Santa Catarina e Paraná.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

O que esperar do tempo em agosto?