Semana começa com tempo típico de outono

Condições para chuva diminuem, enquanto amplitude térmica aumenta em grande parte do país e o tempo fica com a cara da estação

O verão se despede neste fim de semana com chuva em todo o Brasil e queda nas temperaturas no Centro-Sul, mas de acordo com a Somar Meteorologia, o outono que tem início na segunda-feira (20), já deve começar com características típicas, e a próxima semana será marcada pela diminuição das chuvas no leste e sul do país, e um aumento na amplitude térmica.

shutterstock_227847181

Próxima semana será típica de outono/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

A última semana do verão foi marcada pelos temporais na região Sul, após a passagem de duas frentes frias, que causaram transtornos principalmente no Rio Grande do Sul. Apesar de a chuva se espalhar por Santa Catarina e Paraná, além do sul do Sudeste neste fim de semana, o tempo firme voltou a predominar no Estado Gaúcho ainda nesta sexta-feira (17).

Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, o domingo (19) deve terminar com a frente fria estacionada na altura do Espírito Santo, o que deve atrair a umidade da Amazônia e fazer com que a chuva perca força no Centro-Sul à medida que se concentra no Centro-Norte do país.

Na terça-feira (21), o sistema se afasta no oceano e perde força. O tempo firme passa a predominar no Sul, Sudeste e leste do Nordeste. No Centro-Oeste, a chuva diminui, mas pancadas isoladas ainda podem acontecer e é apenas a região Norte, que as precipitações continuam durante toda a semana, mas com volumes menos significativos comparados a esta semana.

“A chuva só deve voltar a atingir as regiões Sul e Sudeste na próxima sexta-feira (24), neste intervalo, as tardes voltam a ficar mais quentes, mas por conta da baixa umidade do ar, as noites e madrugadas se tornam mais frias”, explica Oliveira.

As mínimas oscilam entre os 15ºC e 18ºC em grande parte do Rio Grande do Sul, São Paulo, e leste de Santa Catarina e Paraná. No interior dos Estados catarinense e paranaense, o friozinho é um pouco mais persistente e as mínimas ficam na casa dos 13ºC. Já o Centro-Oeste, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, devem começar os dias com temperaturas em torno dos 20ºC.

No período da tarde, o calor aumenta, e as máximas passam dos 30ºC em quase todo o país, com exceção das cidades mais próximas ao litoral no Sul e Sudeste, onde as temperaturas se mantêm abaixo dos 27ºC.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

O que esperar do outono no Brasil?

Dia de São José será de pouca chuva no Ceará