Primeiro fim de semana do ano será com chuvas fortes no Sudeste e Centro-Oeste

Nas demais regiões, as chuvas são fracas e pouco duradouras

Durante o primeiro fim de semana de janeiro, a previsão indica concentração de chuvas significativas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Chuvas mais volumosas caem sobre o Sudeste e Centro-Oeste / Foto: Photo Pin

Chuvas mais volumosas caem sobre o Sudeste e Centro-Oeste / Foto: Photo Pin

Segundo a Somar Meteorologia, o Sul volta a ter chuvas no sábado (06) após uma semana de tempo firme e calor. Uma frente fria avança e provoca chuva fraca na faixa leste da região, incluindo a capital Porto Alegre e norte do Paraná, mas as máximas ficam próximas a 30ºC em todos os Estados. No domingo (07), as instabilidades se afastam e o tempo firme predomina, com temperaturas amenas na faixa leste e elevadas no interior.

Já o Sudeste tem tempo instável tanto no sábado quanto no domingo. “As chuvas são fortes no sul de Minas Gerais, Zona da Mata, Triângulo Mineiro e Serra fluminense”, afirma a técnica em meteorologia Patrícia Vieira. No litoral, apenas o Espírito Santo apresenta condições aproveitáveis. Por conta dos acumulados, as temperaturas ficam em torno dos 25ºC entre São Paulo e o sul mineiro, no sábado. E, no domingo, as máximas diminuem em todo o Estado paulista, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro.

As chuvas também se espalham por todo o Centro-Oeste e há risco de temporais entre o Mato Grosso do Sul e Goiás, com destaque para Brasília. As temperaturas diminuem em grande parte dos Estados mato-grossense e goiano, mas continuam elevadas no Mato Grosso do Sul.  A precipitação persiste nessas áreas no domingo e, por conta disso, as máximas caem na região.

O corredor de umidade da Amazônia mantém chuvas sobre o Norte no fim de semana, principalmente no sul do Amazonas e Pará, mas o calor predomina em toda a região. No Nordeste, os volumes de chuva se concentram no oeste. No sábado, há previsão de chuva para o litoral, porém de forma fraca e isolada. No domingo, a Bahia fica com tempo firme, inclusive em Salvador, enquanto as demais áreas recebem baixos acumulados. Ao longo dos dois dias, a sensação é de calor na região.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Como será a chuva em janeiro?

Brasil fecha 2017 com número recorde de queimadas desde 1999