Seca no interior do Nordeste persiste

Chuvas fortes atingem o litoral, mas não chegam aos reservatórios que abastecem o sertão

As chuvas continuam sobre a costa do Nordeste e, segundo a Somar Meteorologia, devem seguir nos próximos dias. Apesar disso, ainda não terão influência nos reservatórios que abastecem o interior da região.

Interior da Bahia tem estado de seca excepcional / Fonte: INEMA-BAHIA

Interior da Bahia tem estado de seca excepcional / Fonte: INEMA-BAHIA

Dados de maio de 2017 da INEMA-BAHIA (Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) mostram que a seca na região Nordeste tem alto grau de intensidade no interior da Bahia, Piauí e Pernambuco. No mês de maio, os volumes que atingiram o Estado baiano se concentraram no leste, o que não auxiliou a minimizar a severidade de seca.

De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, a precipitação deve aumentar o nível dos mananciais que abastecem as capitais litorâneas. “Esses reservatórios que servem aos grandes centros urbanos são favorecidos, porque ficam próximos a essas cidades, mas o rio São Francisco não recebe volumes significativos”, comenta.

O sertão nordestino também será atingido por chuvas fracas, que são insuficientes para fazer alguma diferença em relação a seca. “O sistema que atua no Nordeste é intenso e traz precipitação incomum nesta época do ano para o interior da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, mas não chega a encher os sistemas”, afirma Oliveira.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Chuva forte pode causar transtornos em Natal e João Pessoa

Índice de queimadas cresce em junho