Paraná e Santa Catarina ficam instáveis até o sábado

Pancadas de chuva atingem os estados do PR e SC, no fim de semana uma nova frente fria avança e mantém o tempo instável

Após um longo período de tempo seco em áreas do centro, oeste e norte do Paraná, a chuva retornou de forma mais expressiva em alguns pontos devido ao avanço de uma frente fria e também por causa de áreas de instabilidades.

Em Umuarama, onde não chovia desde o dia 16 de abril, a estação meteorológica do SIMEPAR registrou 42mm acumulados entre as 21h de ontem (15)  e as 06h de hoje (16).

Além disso, os temporais que atingiram o estado na tarde de terça-feira (15), trouxeram rajadas que chegaram a ultrapassar os 100km/h em  municípios do oeste paranaense.

Já no norte do Paraná as chuvas ocorreram com menor intensidade. Em Maringá, foram 11mm de chuva entre as 22h de ontem (15) e as 02h de hoje (16). Também há um mês, a cidade não recebia uma gota de água, o último registro pela estação do INMET foi feito no dia 15 de abril, quando apenas 2,2mm foram contabilizados.

No decorrer desta quarta-feira, essa frente fria avança para o oceano mas ainda organiza as instabilidades em boa parte do Paraná e praticamente todo Centro-Sul do país. Apenas áreas da Fronteira Oeste e Campanha gaúcha voltam a ficar com tempo firme.

Nova frente fria chega no fim de semana

Na quinta-feira (17), a intensidade da chuva diminui, inclusive a previsão é de tempo firme no Rio Grande do Sul.  Mas atenção, logo na sexta-feira (18) uma nova frente fria chega ao Sul do país e volta a provocar temporais em grande parte da Região.

O tempo fica instável pelo menos até sábado (19). No domingo (20), uma massa de ar frio e seco ganha força e deixa o tempo firme em grande parte do Sul do país.

Inclusive no amanhecer de domingo, há risco para geada e temperatura abaixo de zero em pontos mais altos da região Sul e Sudeste. A faixa em roxo no mapa, justamento sobre a região serrana, indica temperaturas em torno de 3 e 6°C:

sul

Mapa de temperatura mínima para o domingo (20) |Fonte: Somar Meteorologia

Na serra catarinense e gaúcha, não se descarta inclusive possibilidade para neve ou chuva congelada em pontos isolados.

Saiba mais: Qual é a diferença entre geada, neve e chuva congelada?

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.