Outono termina com cara de inverno

Massa de ar frio provoca queda nas temperaturas e o outono se despede com friozinho desde o Sul até o Norte do país

Após um fim de semana com características típicas da estação, o outono, que termina na terça-feira (20), deve se despedir com temperaturas baixas em grande parte do país. De acordo com a Somar Meteorologia, a passagem de uma massa de ar frio, que passa pela região Sul ainda no domingo (18), deve avançar até parte da região Norte no início da próxima semana.

mittens-1177219_1920

Outono termina com cara de inverno no Centro-Sul/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, a formação de uma frente fria deve provocar chuva no fim do sábado (17) na fronteira do Rio Grande do Sul com Argentina. “O sistema avança rapidamente no domingo e espalha as precipitações por toda a região Sul, além de parte do Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul”.

A frente fria vem seguida de uma massa de ar frio intensa, que promete mínimas de até 5ºC na noite do domingo nas cidades mais próximas à fronteira com o Uruguai. “A segunda-feira (19) amanhece com tempo aberto no Estado Gaúcho, mas as máximas que chegaram aos 25ºC no sábado, não devem passar dos 10ºC e a semana deve começar com geada em grande parte do Rio Grande do Sul”, afirma Oliveira.

A chuva ainda atinge Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e litoral de São Paulo até o fim do outono, na terça-feira, mas o inverno, que começa à 1h24 da quarta-feira (21) deve ser de tempo predominantemente seco no Centro-Sul, com precipitações concentradas apenas na faixa litorânea do Sul e do Sudeste.

O frio chega menos intenso ao interior do país, mas deve causar queda de temperatura até mesmo no Acre e Rondônia entre a terça e a quarta-feira. “Um alívio no calor deve ser sentido desde a capital mato-grossense, até o leste do Sudeste, sendo que nas capitais mineira e carioca, a sensação deve ser de frio na metade da semana, com uma queda brusca nas temperaturas em comparação aos dias anteriores”, comenta Oliveira.

No Nordeste, o destaque é a chuva que ganha força no litoral por conta das Ondas de Leste, que carregam instabilidades do oceano em direção à costa. Segundo o profissional, “as precipitações devem ganhar força na próxima semana e junto à outras instabilidades tropicais, prometem uma semana de grandes acumulados desde Pernambuco até o Amapá, na região Norte”.

O inverno está chegando

Enquanto o outono termina com frio invernal no Centro-Sul, a estação mais fria do ano começa marcada pela amplitude térmica. As manhãs ainda começam frias, mas no período da tarde, a sensação é mais amena que nos dias anteriores. Em Porto Alegre, as mínimas sobem para os 10ºC a partir da quinta-feira (22) enquanto as máximas chegam aos 23ºC.

“O padrão típico de outono deve permanecer nos primeiros dias de inverno e o frio só deve voltar a atingir o país no final de junho, com menor intensidade comparado a próxima semana e sem extremos de temperatura”, finaliza Oliveira.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Como será o inverno sem o El Niño?

Frio: Saiba como conservar melhor as roupas