Outono com cara de inverno no Sul do Brasil

Uma massa de ar frio derrubou as temperaturas na região Sul e favoreceu a formação de geada na serra de Santa Catarina

O fim de semana das mães foi marcado pela entrada da primeira onda de frio um pouco mais intensa em pleno outono. Após a passagem de uma frente fria, uma massa de ar continental derrubou as temperaturas na Região Sul e diversas cidades registraram as menores temperaturas do ano, como Florianópolis (SC), com apenas 16°C no amanhecer do domingo (13).

Os valores foram ainda menores nas áreas de serra, de acordo com o Epagri/Ciram, os termômetros registraram temperaturas negativas em Urupema (SC), com mínima de -1,6°C e sensação de -5,5°C. Como o tempo estava aberto, com pouca umidade no ar e os ventos estavam fracos, houve formação de geada.

GEADA

Geada se formou no gramado em Urupema na manhã deste domingo | Foto: Marleno Muniz / Prefeitura de Urupema

geada 3

Urupema | Foto: Marleno Muniz / Prefeitura de Urupema

Apesar de não haver dados oficiais do INMET, em São Joaquim (SC), moradores tiraram fotos de flores cobertas pela geada:

flor geada

Flor congelada pela geada em São Joaquim | Foto: Mychel Hudson Legnaghi/São Joaquim Online

Ao longo desta segunda-feira (14) o frio continua concentrado sobre a metade sul gaúcha e também em áreas entre a Serra Gaúcha e o Planalto de Santa Catarina, com máximas que não passam de 21°C.

Frio em outras áreas do Brasil

Não foi só no Sul que as temperaturas ficaram baixas no último domingo. As menores mínimas do ano foram registradas também em Campo Grande (MS), com 15,1°C e em Cuiabá (MT) com 19,4°C.

No Sudeste o destaque foi o frio da tarde. Rio de Janeiro registrou a menor máxima do ano, com apenas 24°C. Em São Paulo as temperaturas também ficaram baixas, apesar de não ser o menor valor do ano, as pessoas sentiram a mudança. Na semana passada a capital paulista registrou a máxima na casa dos 27°C e ontem os termômetros marcaram 24°C.

Frente fria provoca chuva

A partir de terça-feira (15), outra frente fria avança pelo Sul espalhando áreas de instabilidade. Há previsão de chuva desde o Rio Grande do Sul até São Paulo e as temperaturas não devem ficar tão baixas.

Mas no próximo fim de semana, este sistema se afasta e dá lugar a mais uma massa de ar polar. O frio do próximo sábado (19) deve ser ainda mais intenso, com novos eventos de geada nas áreas serranas.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.