Temporais atingem São Paulo nesta quarta-feira (14)

Temporais que causaram transtornos em SP na segunda-feira (12) avançam na direção do RJ

A última quarta-feira do verão 2017/2018 foi marcada por calor e tempo abafado na cidade de São Paulo. Imagens de radar mostram as precipitações volumosas principalmente no sul, e leste paulista, inclusive na capital e litoral. Os pontos vermelhos representam a quantidade de raios às 17h45 da quarta-feira (14).

Os meteorologistas da Somar Meteorologia destacam também condições de chuva entre a tarde e a noite para áreas do interior paulista como Sorocaba, Vale do Ribeira e Avaré. A partir de sexta-feira com a chegada de uma nova frente fria a previsão é de que as precipitações se intensifiquem.

Mapa

Imagens de radar mostram temporais se aproximando da capital paulista nesta quarta-feira (14) Fonte: Somar Meteorologia

Chuva causou transtornos no início desta semana

Os temporais passaram rapidamente pelo leste de São Paulo, com baixos acumulados na segunda-feira (12). Mas os 37mm de chuva registrados na capital pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) vieram acompanhados de trovoadas, queda de granizo e ventos com mais de 67km/h que causaram alagamentos, apagões e derrubaram pelo menos 30 árvores.

No litoral, a chuva chegou no período da noite de forma volumosa. Os dados do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) apontam acumulados em torno dos 119,7mm em São Vicente, 139,7mm em Cubatão e 107,4mm em Bertioga no período de 24h entre a segunda e a terça-feira (13).

Segundo a Somar Meteorologia, a chuva foi provocada pela passagem de uma frente fria na costa do Sudeste, que se direciona nesta terça (13) para o Estado do Rio de Janeiro. “A previsão também é de baixos acumulados no litoral fluminense, mas a chuva pode vir acompanhada novamente de granizo, ventania e trovoadas e a região deve ficar atenta para a possibilidade transtornos”, afirma o meteorologista Celso Oliveira.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.