Ondas de frio serão mais persistentes em 2016

De acordo com meteorologista da Somar, outono e inverno de 2016 serão marcados com ondas de frio mais fortes e duradouras que no último ano

Boas notícias para quem gosta do frio! Segundo a Somar Meteorologia, as próximas estações prometem temperaturas mais baixas e por um período de tempo maior que no último ano.

shutterstock_226657858

Frio será mais forte e persistente em 2016/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

De acordo com o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, a partir do meio do outono, as ondas de frio mais prolongadas já deverão ser sentidas em grande parte do país. “As primeiras ondas de maior duração, devem ocorrer a partir do mês de abril”.

O meteorologista relembra que as ondas de frio previstas para os próximos meses, deverão ser mais frequentes que no último ano. “Enquanto em 2015, eram registradas uma ou duas ondas de frio no mês, a previsão indica que no mesmo período em 2016 ocorram de 03 a 04 ondas”, explica.

Vem frio por aí

O frio também deverá ser mais intenso esse ano. “Em meados do inverno, as temperaturas podem chegar a ficar abaixo de 0ºC em algumas áreas da região Sul, enquanto no Sudeste, as máximas podem ficar abaixo dos 15ºC nos dias mais frios da estação”, comenta Oliveira.

Temperaturas caem no início de março

Muitos já sentiram a mudança nas temperaturas nesta segunda-feira (29), e o tempo ainda deve continuar mais ameno nos próximos dias, principalmente no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste.

As regiões do Norte e Nordeste também devem sentir uma mudança nas temperaturas. Com o avanço de instabilidades e chuva mais volumosa, as máximas não deverão passar dos 33ºC à partir da próxima semana.

E aí, acabou o verão?

De acordo com o climatologista da Somar, Paulo Etchury, o início de março já marca o período de transição do período mais quente, para um período mais frio. Lembrando que o outono começa no dia 20 de março.

“Isso significa que ainda teremos algumas ondas de calor nos próximos meses, porém menos frequentes e mais curtas”, afirma.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.
Frente fria chega ao Sul e Sudeste

Frio começará mais cedo em 2016