Onda de frio atravessa o país

Sistema derruba as temperaturas no Centro-Sul e leva a primeira friagem do ano até a região Norte

A semana começou com a chegada de uma frente fria na região Sul que promete volumes elevados de chuva. De acordo com a Somar Meteorologia, o sistema deve atravessar o país nos próximos dias acompanhado de uma onda de frio que promete deixar as temperaturas mais baixas até o feriado da segunda-feira (01).

shutterstock_155551205

Onda de frio atravessa o país e derruba as temperaturas/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

Antes de o frio chegar, a chuva deve se intensificar entre Rio Grande do Sul e Paraná na quarta-feira (26). Ao longo do dia, as precipitações avançam e atingem o Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul, enquanto na quinta feira (27), os volumes passam a se concentrar entre o interior de São Paulo, Mato Grosso, Goiás, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A região Sul já amanhece com tempo firme na quinta-feira, e as temperaturas despencam. Segundo o meteorologista da Somar Celso Oliveira, as mínimas ficam entre os 3ºC e 6ºC, inclusive com risco de geada nas serras gaúcha e catarinense entre a quinta e o sábado (29). O frio continua no domingo (30) e na segunda-feira, mas à tarde as temperaturas se elevam um pouco mais em comparação aos dias anteriores.

O friozinho também chega ao Sudeste na quinta-feira e aumenta no fim de semana, com mínimas de 5°C na Serra da Mantiqueira e próxima dos 10°C no interior de São Paulo e em Belo Horizonte. À tarde a sensação de frio continua, com máximas abaixo dos 20ºC nas capitais paulista e mineira.

Para o meteorologista, “o que chama atenção, é que desta vez o frio promete se espalhar rapidamente, e deve ter um alcance maior que as últimas massas de ar frio, chegando até a Centro-Norte. Os Estados de Mato Grosso, Acre e Rondônia devem sentir um declínio no fim de semana, com mínimas entre 18°C e 21°C e máximas entre 20°C e 25°C. E até mesmo no interior da Bahia, as temperaturas ficam mais amenas, com mínimas em torno dos 21ºC”.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

Oceano Pacífico segue em neutralidade climática

Bandeira vermelha deve vigorar até o final de 2017

Mudanças na temperatura facilitam infecções