" }
O que significa chuva em pontos isolados?

Entenda

Ao ver a previsão do tempo nos noticiários, muita gente se pergunta: “por que falaram que ia chover, se não teve chuva na minha casa ou no meu trabalho?”.

shutterstock_53307640

Fonte: Somar Meteorologia

A Somar Meteorologia explica que isso acontece quando a chuva vem de forma isolada, ou seja, quando as nuvens ficam mais carregadas em uma ou outra localidade, como uma cidade ou um bairro.

“Esta é uma condição típica na região tropical, especialmente nos meses de primavera e verão, onde a chuva está associada a uma nuvem formada por uma fonte de calor. Além disso, ela pode ser potencializada se combinada a outros fatores, como relevo e brisa do mar”, explica o climatologista Paulo Etchichury.

Outra característica da pancada de chuva isolada é a pouca durabilidade, já que ela não é realimentada por uma energia, algo bem diferente de uma precipitação influenciada por uma frente fria, que tende a ser persistente e generalizada. “Quando se tem uma chuva em pontos isolados, conhecida como chuva de verão, é sinal de que ela pode acontecer em algum momento do dia, mas terá curta duração e com isso, o dia tende a ser aproveitável”, comenta Etchichury.

Ainda de acordo com o especialista, os modelos numéricos têm evoluído muito nos últimos anos, mas ainda não permitem uma precisão exata de onde vai ou não cair uma pancada isolada, por isso, não deixe de ficar atento à previsão do tempo para não ser surpreendido pela chuva.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

 

Incidência de raios ultravioletas aumenta em parte do país

Como será dezembro?