Norte: Calor predomina nos próximos dias

Massa de ar seco mantém a chuva concentrada no norte da região

A chuva deu uma trégua no Norte do país no início desta semana por conta de uma massa de ar seco que mantém o tempo firme nos Estados do Acre, Rondônia, Amapá e grande parte do Amazonas e Pará nesta quarta-feira (14).

shutterstock_228503593

Tempo firme predomina no feriado prolongado na região Norte/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

 

A previsão da Somar Meteorologia é de que este padrão se mantenha durante todo o fim de semana prolongado e as temperaturas ficam elevadas, com mínimas em torno dos 20ºC, enquanto as máximas chegam aos 36ºC em Rio Branco, Porto Velho e interior do Amazonas nos próximos dias.

Apesar do calorão e do tempo firme predominarem, instabilidades ainda conseguem provocar pancadas de chuva em Roraima, que se espalham pelo norte amazonense e podem chegar até Manaus, mas com baixos acumulados. A nebulosidade forma um corredor de chuva fraca, que vai em direção ao litoral do Pará, e a capital Belém também deve receber as precipitações entre esta quarta e sexta-feira (16).

Tem friozinho vindo

De acordo com o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, o inverno que tem início na próxima quarta-feira (21) às 1h24, já começa com novidades na região, isto porque o avanço de uma frente fria pelo Centro-Sul, vem seguido de uma massa de ar polar de forte intensidade que deve chegar até a região Norte.

“A friagem promete tempo mais ameno no início da estação, com mínimas em torno dos 15ºC no Acre e Rondônia e as máximas que chegam aos 36ºC nesta semana, não devem passar dos 30ºC até o final da próxima semana”, afirma Oliveira.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Como será o inverno sem o El Niño?

Como se mede o volume da chuva?