Nevoeiro reduz visibilidade no Sul e no Sudeste

Época do ano favorece formação de nevoeiro durante as manhãs e o fenômeno pode atrapalhar operações aéreas, marítimas e deslocamento em rodovias

A ocorrência de nevoeiro é comum em meses de outono. Segundo a Somar Meteorologia, o tempo aberto durante as madrugadas favorece rápido resfriamento próximo à superfície. Essa condição, combinada com a presença de umidade nas primeiras horas do dia, forma gotículas de água suspensas no ar, como uma nuvem. É o aglomerado destas gotículas que restringe a visibilidade.

Nevoeiros podem prejudicar transportes /

Nevoeiros podem prejudicar transportes / Fonte: banco de imagens Somar

Transportes prejudicados

É nos meses de outono e inverno que o nevoeiro mais frequente pode atrapalhar operações de pousos e decolagens em aeroportos. Nestes casos, pode haver atrasos ou até mesmo cancelamentos, de acordo com a intensidade. Ainda, a travessia marítima em balsas também pode ser interditada. Nas rodovias, o motorista deve ter a atenção redobrada quando percorre locais com maior incidência de nevoeiro.

E nos próximos dias?

Há condição para baixa visibilidade e formação de nevoeiro ou névoa úmida também na quinta-feira (26), nas regiões de Porto Alegre e Caxias do Sul no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, são as cidades de Joinville, Curitiba e Itajaí que têm maior possibilidade da formação.

Por fim, esta previsão também se estende para Curitiba e Foz do Iguaçu, no Paraná, na região da Zona da Mata de Minas Gerais.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.