Nevoeiro deve continuar nos próximos dias

Fenômeno comum nesta época do ano reduz a visibilidade nos aeroportos e nas estradas

A ocorrência de nevoeiros tem sido uma das principais notícias dos últimos dias nas regiões Sul e Sudeste, por causar a redução da visibilidade em aeroportos e nas estradas. Além disso, uma partida de futebol do Chapecoense contra o Atlético-PR, pelo Campeonato Brasileiro, foi adiada de quarta-feira (22) para quinta-feira (23), por conta da neblina na cidade de Chapecó, em Santa Catarina.

Nevoeiro em São Paulo / Foto: Du Amorim/ A2img

Nevoeiro em São Paulo / Foto: Du Amorim/ A2img

Nesta sexta-feira (24), o dia começou com nevoeiro em algumas capitais como São Paulo, Curitiba (Afonso Pena e Bacacheri) e Porto Alegre, além das cidades Criciúma/SC, Santa Maria/RS, Canoas/RS, Varginha/MG, Poços de Caldas/MG e Guarulhos/SP.

De acordo com a Somar Meteorologia, a condição deve continuar nos próximos dias no Sudeste. “O tempo vai ficar firme na região e com temperaturas subindo à tarde numa condição típica de inversão térmica, enquanto que a região Sul terá mais instabilidades”, comenta a técnica em meteorologia, Patricia Vieira.

 

 

O que é nevoeiro?

Também chamado de neblina ou cerração, o nevoeiro é uma nuvem chamada de stratus, cuja base fica sobre o solo e reduz a visibilidade para menos de mil metros, algo que é comum nesta época do ano.

“O fenômeno é mais comum nas madrugadas e inícios de manhã, quando a temperatura do ar fica mais baixa. Além disso, ele pode ser associado com a elevada poluição atmosférica nos grandes centros urbanos em dias com inversão térmica, ou seja, ao invés da temperatura cair com a altura, acontece o contrário”, explica o meteorologista Celso Oliveira.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

 

Próxima semana será de tempo aberto em grande parte do país

Acompanhe o nível dos reservatórios de São Paulo