Neve, chuva, vento e geada no Sul do país

Saiba onde e quando esperar cada fenômeno no Sul do país

O pacote completo dos meses gelados está para acontecer nos próximos dias no Sul do Brasil: queda de neve ou chuva congelada, chuva, vento forte, geada, ressacas na costa e sensação térmica muito baixa.

Isso acontece a partir do deslocamento de um sistema frontal pelo oceano junto com um ciclone extratropical, e pela incursão do ar frio na Região. Confira quando e onde cada um destes fenômenos deve ocorrer.

Chuva

Pode ocorrer uma eventual chuva fraca entre períodos de céu nublado no centro e faixa leste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná ao longo desta quinta-feira (09), sendo que no litoral gaúcho a chuva é moderada.

Na sexta-feira (10), chove no litoral gaúcho e entre o sul e nordeste catarinense. No sábado (11), chove somente em algumas praias do litoral do Rio Grande do Sul. Tirando estas áreas, o sol predomina entre poucas nuvens.

Neve

Há previsão de queda de neve e/ou chuva congelada nos pontos mais altos da Serra Gaúcha e principalmente na Serra Catarinense a partir da madrugada de hoje (09) para amanhã e também durante toda a sexta-feira (10). Entretanto, não há previsão de acumulados expressivos ou neve duradoura.

Vento forte

As rajadas podem ficar entre 70 a 90km/h no leste do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre, Serra gaúcha e todo o litoral, e também em Santa Catarina na Serra, litoral sul e planalto norte entre hoje (09) à tarde e a manhã da sexta-feira (10).

No decorrer da sexta-feira, o vento é forte ainda na Serra Geral, mas diminui em outras áreas.

Sensação térmica baixa

A sensação térmica será negativa no final da manhã desta quinta-feira (09) entre o Rio Grande do Sul e a Serra catarinense e deve ficar pelo menos 5ºC mais baixa do que o valor registrado nos termômetros nesta tarde.

ezgif.com-gif-maker (53)

Área em roxo claro indica temperatura próximo a o°C |Fonte: Somar Meteorologia

Considerando que as máximas mal devem passar dos 10ºC no interior do estado gaúcho, a sensação será muito baixa e, na sexta-feira (10), será ainda menor em ambos os estados e cai consideravelmente também em todo o Paraná.

Geada

Tem previsão de geada na manhã do sábado (11) entre noroeste e parte do norte do Rio Grande do Sul, planalto e oeste catarinense, mas o destaque é o Paraná que vai ter geada até na Capital Curitiba, além da faixa sul e em alguns pontos do centro do estado.

Ressacas

Segundo a Marinha, há alerta para ressacas entre Chuí (RS) e Florianópolis (SC) até a manhã do sábado (11) com ondas entre 2,5m a 3m de altura.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.