Meteorologia ganha cada vez mais destaque na TV

Previsão do tempo se torna indispensável no dia a dia dos telespectadores

Criada na Inglaterra em 1926 e trazida ao Brasil pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand em setembro de 1950, a TV se tornou um dos principais veículos de informação do mundo. O dia nacional da telinha é comemorado em 11 de agosto, em homenagem a Santa Clara, que foi oficialmente reconhecida como a padroeira da televisão.

Dia da televisaõ

Dia da televisão é comemorado em 11 de agosto/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

De acordo com a pesquisa realizada em outubro de 2015 pela ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV), cerca de 80% dos brasileiros ligam a telinha com o objetivo de se informar e entre os destaques da programação dos telejornais está a previsão do tempo, pois  público precisa estar sempre preparado para as mudanças do clima.

A Somar Meteorologia chegou a TV em 2001. “A primeira participação foi no Canal Rural, que é um canal segmentado ao público do agronegócio. Depois, em 2004, atingiu o grande público através da Rede Bandeirantes, que na época tinha o quadro de previsão do tempo apresentado pela jornalista Mariana Ferrão”, comenta Marcio Custódio, diretor da Somar.

Em países como Japão e Estados Unidos, a meteorologia é mais direcionada  a prever eventos extremos como furacões e terremotos. Já no Brasil onde as  catástrofes  acontecem com menor frequência,  a previsão é voltada para dia da dia e alertas de transtornos como enchentes e alagamentos.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Dia dos Pais será de tempo seco em grande parte do Brasil

Geadas devem atingir lavouras de café e cana-de-açúcar

Olimpíadas Rio 2016: Como o tempo pode influenciar as disputas?