Meteorologia alerta para geadas nas lavouras de trigo

Perdas podem ser consideráveis na produção do grão

O frio ganha força na região Sul do país ao longo desta semana e há possibilidade de neve nas áreas de serra entre a noite de sábado (20) e domingo (21), conforme previsto pela Somar Meteorologia.

Porém, a atuação da massa de ar frio também pode trazer preocupação para os produtores de trigo, já que as condições de céu aberto, poucos ventos e temperaturas baixas na madrugada de segunda-feira (22) estarão propícias para a ocorrência de geadas.

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

“Todas as regiões produtoras apresentam bons aspectos fitossanitários na região Sul, mas podem ocorrer perdas consideráveis à produção por conta das geadas, já que as lavouras se encontram em fases bastante suscetíveis, sendo que o risco é ainda maior no Paraná”, comenta a meteorologista Thaize Baroni.

 

Outras culturas podem sofrer com as mudanças no tempo

Além das lavouras de trigo, outras culturas podem sofrer com as geadas nos próximos dias na região Sul, como cana de açúcar no Paraná e as pastagens nos três Estados. “O destaque também vai para os produtores de arroz no Rio Grande do Sul, já que a previsão é de acumulados elevados nos próximos dias, o que pode atrapalhar os trabalhos de campo”, finaliza Baroni.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

Sul pode ter neve neste fim de semana

La Niña deve ser mais fraco e com menor durabilidade