Massa de ar frio causa queda nas temperaturas no Sul

Além do frio, há risco para queda de granizo na região Sul

Uma forte massa de ar frio avança sobre o Sul do país e causa queda nas temperaturas desde o Rio Grande do Sul até o Paraná. Essa massa de ar frio está sendo a de maior intensidade desde o início do ano até agora. O grande destaque fica por conta da diminuição na temperatura máxima em Curitiba (PR), onde a queda prevista é de até 10°C.

Durante o fim de semana os termômetros passam a registrar temperaturas mais amenas em boa parte da região. Os dias começam com mínimas em torno de 12°C entre a Serra Gaúcha e o sul de Santa Catarina. Durante a tarde o frio continua, com máximas que não passam de 16°C nas áreas entre São José dos Ausentes (RS) e São Joaquim (SC). Na capital paranaense, a máxima prevista é de 18°C e a sensação térmica pode ser ainda menor.

ezgif.com-gif-maker (10)

Simulação da temperatura máxima na Região Sul entre 13/04 a 16/04

Em contrapartida, mesmo com a entrada da massa de ar frio, a combinação entre ventos úmidos que sopram do oceano em direção à costa e a formação de uma área de baixa pressão atmosférica no interior do continente, mantém o tempo bastante instável.

Os núcleos mais intensos de chuva devem se concentrar no oeste do Rio Grande do Sul.  Mesmo com a chuva menos expressiva em questão de volumes nas demais áreas, como na Serra Gaúcha, Planalto de Santa Catarina e Planalto do Paraná, a condição para queda de granizo é maior devido à altitude e a temperatura baixa, trazendo riscos para temporais.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.