Março promete chuvas acima da média em parte do Nordeste

Maiores volumes devem ser registrados na primeira quinzena do mês entre Maranhão, Piauí, Ceará e Bahia

Fevereiro termina com acumulados elevados de chuva no Nordeste. De acordo com dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), cidades como Buriticupu, no Maranhão, registraram quase 500 mm de chuva nos primeiros 26 dias do mês, quase o dobro do normal para esta época do ano e a previsão da Somar Meteorologia, é de que as precipitações continuem em março.

Média Chuva NE Março

Mapa mostra a estimativa de acumulados de chuva para março no Nordeste/ Fonte: Somar Meteorologia

Segundo o meteorologista Celso Oliveira, o mês que está para começar deve ser bastante parecido com fevereiro. “Os volumes podem passar dos 300mm em alguns municípios do Maranhão, sudoeste do Piauí e noroeste da Bahia”.

Já na faixa norte e leste, entre os Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, cidades devem receber volumes próximos da média, com acumulados entre 100mm e 150mm.

Anomalia NE Março

Mapas mostram quantidade de chuva esperada na primeira e segunda quinzena de março na região Nordeste/ Fonte: Somar Meteorologia

De acordo com os mapas meteorológicos da Somar, as chuvas mais significativas devem ser recebidas na maior parte da região durante a primeira quinzena. “As precipitações continuam na segunda metade do mês, porém com menor frequência e menos volumosas”, explica a meteorologista Amanda Souza.

Apesar dos volumes significativos, os meteorologistas chamam atenção para a área sertaneja do Estado da Paraíba e de Pernambuco, entre Campina Grande e Gravatá, que deve ter chuvas abaixo do esperado, com menos de 100mm distribuídos ao longo de março.

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Março continua com padrão meteorológico de fevereiro

Por que as nuvens são importantes?

Qual é a expectativa do setor elétrico para 2018?