Manhã de geada e temperaturas negativas no Sul

Ar polar se espalhou pelos três estados do Sul do Brasil e previsão é de que frio continue até o final de semana

Dados desta quinta-feira (14) do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (CIRAM), indicam registros de temperaturas negativas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A menor temperatura de hoje foi registrada em Urupema, Santa Catarina, com -2,6°C e sensação térmica de -13ºC, seguida por São Joaquim, também em Santa Catarina, com -2,3°C e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul com -1,6°C. Todas estas três cidades apresentaram menores mínimas do ano.

Segundo informações do INMET, houve registro de geada fraca em Porto Alegre. Também foi registrado geada em Bagé, Bom Jesus, Cambará do Sul, Passo Fundo, Santa Maria e São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul. No Paraná, houve geada fraca em Irati.

O frio também foi bem intenso e outras cidades registraram temperaturas muito baixas. No Rio Grande do Sul, Vacaria e Cambará do Sul registraram 0,8 e 0,4 °C. Já em Santa Catarina, Curitibanos e Rio Negrinho, registraram 0,7 e 0,4°C.

Frio continua durante fim de semana

Nesta sexta-feira (15) o frio continua, sendo mais intenso que os dias anteriores com previsão de geada para as regiões da serra e metade sul do estado gaúcho. Entre o norte do Paraná e o norte catarinense, a previsão é de instabilidades e pancadas de chuva ao longo do dia.

Durante o fim de semana o fio continua tanto no sábado quanto no domingo. Grande parte do Rio Grande do Sul, serra e oeste de Santa Catarina apresentam condições para formação de geada. O risco é menor para o oeste e litoral do Rio Grande do Sul.

ezgif.com-gif-maker (31)

Previsão de temperatura mínima na região Sul entre 15/06 a 18/06 |Fonte: Somar Meteorologia

 

Já no leste do Paraná e no centro-leste de Santa Catarina a previsão é de pancadas de chuva, principalmente no fim da tarde.

Na próxima semana durante a segunda-feira (18) ainda faz frio, porém a com menor intensidade e menores chances de ocorrência de geada.