Furacão Ophelia deixa três mortos na Irlanda

Fenômeno atingiu o país na segunda-feira (16)

No início da semana, o furacão Ophelia deixou três mortos na Irlanda e mais de 300 mil pessoas sem energia no Reino Unido, segundo reportam veículos internacionais. Mais de 100 voos foram cancelados no aeroporto de Dublin, capital do país irlandês.

Furacão deixou mais de 15 mil residências sem energia na Irlanda / Foto: Banco de Imagens da Somar Meteorologia

Furacão deixou mais de 15 mil residências sem energia na Irlanda / Foto: Banco de Imagens da Somar Meteorologia

O furacão chegou à categoria 3 na escala Saffir-Simpson durante o sábado (14) na região do Azores, Atlântico leste, com ventos à velocidade de 185km/h. Ophelia atingiu a Irlanda na segunda-feira (16) com ventos de 175,5 km/h. O país não tinha um furacão desde 2006.

A Organização Meteorológica Mundial constatou que o furacão foi o responsável pelo aumento das temperaturas em Portugal e consequente acréscimo do número de queimadas na península ibérica.

É considerado o 6º maior deste ano da temporada do Atlântico. Trata-se, além disso, do décimo furacão consecutivo registrado no Oceano Atlântico, o que não acontecia desde 1893. A temporada teve início em junho e deve encerrar em novembro, com a estimativa de já ter causado danos de mais de 180 bilhões de dólares.

De acordo com a Somar Meteorologia, o aquecimento das águas dos oceanos Atlântico e Pacífico nesta época de verão no hemisfério norte, favorecem a formação destes fenômenos.