Frio e chuva ganham força nesta semana

Frente fria e nova queda nas temperaturas são destaque na última semana de abril

A chuva vai atravessou o país durante o feriado prolongado, e as temperaturas ficaram mais baixas principalmente no Centro-Sul. Mas de acordo com a previsão da Somar Meteorologia, a semana deve começar com chuva ainda mais volumosa, seguida por um friozinho que também promete ser mais intenso.

chuva

Próxima semana será de chuva e frio/ Fonte: Banco de images da Somar Meteorologia

Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, tanto o frio quanto a chuva serão destaque nesta semana. “A segunda-feira (24) já começa com instabilidades que causam temporais intensos no Rio Grande do Sul. O sistema dá origem a uma nova frente fria, que avança sobre Santa Catarina e Paraná e chega até o Estado de São Paulo na terça-feira (25). Os maiores acumulados são esperados nas áreas próximas ao litoral, mas o interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul não ficam muito atrás”, afirma Oliveira.

Na quarta-feira (26), a frente fria chega ao sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com volumes mais significativos comparados ao final de semana. As instabilidades atraem ainda a umidade da Amazônia, que espalha a chuva na região Norte, e forma um corredor de chuva sobre Mato Grosso e Goiás.

Ainda na quarta-feira, uma onda de frio passa a chamar atenção. Com o tempo aberto e ventos que sopram de sul, as temperaturas podem chegar aos 3ºC nas serras gaúcha e catarinense. “Essa massa de ar frio deve avançar pelo país e deixar as temperaturas mais baixas até mesmo no sul de Goiás”, comenta o profissional.

Na região Norte, é a chuva intensa e a nebulosidade duradoura que deixam o tempo mais ameno. “O calor deve diminuir em Rondônia, Acre e Amazonas, onde os maiores volumes de chuva se concentram”, explica.

Já no Nordeste, a chuva segue concentrada na faixa norte entre São Luís e Fortaleza, e litoral leste, desde Sergipe até o Rio Grande do Norte, enquanto no restante da região, o tempo seco predomina. As temperaturas ficam mais baixas pela manhã no interior nordestino, com mínimas em torno dos 20ºC, mas no período da tarde, o calor predomina em toda a região, com máximas perto 33ºC.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Energia: Bandeira vermelha deve vigorar até o final de 2017

Como se mede o volume da chuva?