Frente fria provoca chuva e queda na temperatura no RS

Tempo fica firme no Rio Grande do Sul somente no próximo domingo (14).

O tempo segue instável e com chuva no Rio Grande do Sul devido a chegada de uma nova frente fria. Já durante as primeiras horas desta terça-feira (09) o sistema frontal atingiu áreas do extremo sul gaúcho levando pancadas de chuva e muitas descargas elétricas.

Até o momento, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os maiores acumulados ficaram concentrados nos municípios de Canguçu com 33 mm e Rio Grande com 10 mm. Nas demais áreas do estado gaúcho ainda não houve registro de chuva, apenas aumento da nebulosidade.

A frente fria segue avançando ao longo do dia pelo Rio Grande do Sul e leva chuva de forma generalizada até o fim da noite. No entanto, não é somente a frente fria que tem provocado as nuvens mais carregadas no estado gaúcho. Sob o efeito de instabilidades que se formam no interior do continente, a chuva ocorre em forma de pancadas fortes, volumosas e com potencial para temporais até com queda de granizo tanto no sul, quanto na faixa oeste e noroeste do estado.

Recorde de calor em Porto Alegre

Após uma segunda-feira (08) quente, Porto Alegre registrou a maior temperatura do mês de outubro com 31,5°C, segundo os dados do INMET. Antes da chegada da frente fria forma-se uma condição de pré frontal, ou seja, antes do sistema avançar, é comum a formação de uma massa de ar quente empurrada por ventos que sopram do quadrante norte elevando a temperatura.

Frente fria provoca queda na temperatura

Depois que a frente fria avança, geralmente há a entrada de uma massa de ar frio empurrada por ventos que sopram do quadrante sul. Ao longo desta terça-feira, a expectativa é de queda na temperatura e sensação de frio em boa parte do estado.

Em Chuí (extremo sul) a máxima prevista é de 23°C. Em Santa Maria (região mais central) faz 24°C. Em Caxias do Sul (serra gaúcha) faz apenas 18°C, sendo a menor do dia. Na capital, a temperatura não cai muito e a máxima consegue alcançar os 27°C, mas que já é bastante inferior comparada ao registro de ontem (08).

Ao longo da quarta-feira (10), a frente fria segue avançando e com ela também avança a massa de ar frio, que por sua vez, atinge a capital gaúcha e derruba ainda mais as temperaturas. A máxima prevista para Porto Alegre é de apenas 20°C e que deve ocorrer já durante a madrugada.

Como fica o tempo nos próximos dias?

Ao longo da semana, a expectativa ainda é de chuva em todo o Rio Grande do Sul, mas o potencial para temporais diminuem. A frente fria se afasta, mas novas áreas de instabilidades se formam no alto da atmosfera, além de ventos úmidos que sopram do mar.

Entre a sexta-feira (12) e o sábado (13), pode chover com forte intensidade no extremo norte do estado, mas de forma bastante rápida e passageira. A mancha em verde indica acumulados acima de 25 mm.

ezgif.com-gif-maker (65)

Acumulado de chuva na região Sul entre sexta-feira e o sábado |Fonte: Somar Meteorologia

Apenas no domingo (14), é que as instabilidades se afastam e a tendência é de tempo firme retornando sobre o Rio Grande do Sul.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.