Fim de semana terá chuva fraca no litoral brasileiro

Tempo abre no interior do país, mas frente fria ainda provoca efeitos nas áreas costeiras

Uma frente fria que avança pelo oceano muda o tempo em grande parte do Sul até sexta-feira (04), mas as instabilidades já se afastam durante o fim de semana.

Frente fria se afasta, mas ainda provoca chuva fraca no litoral do país / Fonte: VisualHunt

Frente fria se afasta, mas ainda provoca chuva fraca no litoral do país / Fonte: VisualHunt

Segundo a Somar Meteorologia, o tempo fica favorável às atividades ao ar livre para o interior do Sul neste sábado (05), apenas com ventos e frio pela manhã. Porém, o litoral ainda recebe chuvas fracas desde Santa Catarina até o Rio de Janeiro. “A frente fria estará afastada, mas a massa de ar frio que acompanha o sistema produz efeitos na faixa litorânea do Sul e Sudeste, com temperaturas baixas, precipitação e ventos”, comenta o meteorologista Celso Oliveira.

A Marinha brasileira emite o risco de ressaca entre a costa das cidades catarinenses de Torres e Florianópolis até sexta. No sábado, há a chance de ondas de 3m entre Cananeia (SP) e Cabo de São Tomé (RJ). No domingo (06), o tempo abre nas duas regiões, inclusive no litoral, e a agitação marítima diminui. As temperaturas ficam mais amenas no interior do Sudeste, tanto pela manhã quanto pela tarde, devido à umidade.

No Centro-Oeste, o fim de semana terá friozinho no Mato Grosso do Sul e Goiás pela manhã, mas o calor predomina durante a tarde, com temperaturas que podem chegar a 35ºC nos dois Estados.

No sábado há previsão de chuva moderada e frio, com mínimas entre 15ºC e 18ºC, no litoral nordestino. “Trata-se de consequência indireta da frente fria, que consegue formar nuvens carregadas mesmo no oceano”, explica Oliveira. A precipitação fica mais intensa durante o domingo em Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

As instabilidades provocam chuva no centro-norte do Amazonas, Roraima, Amapá e Pará durante todo o fim de semana, enquanto as demais áreas ficam com tempo firme e temperaturas próximas a 35ºC.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

Cantareira termina julho com apenas 4,3% da média de chuva