Fim de semana será de calor e chuva no Centro-Norte do Brasil

Apesar das chuvas, as temperaturas seguem em elevação em todas as regiões

O fim de semana no Brasil será de chuvas concentradas no Centro-Norte do país, mas as temperaturas entram em elevação, mesmo onde há previsão de volumes acumulados.

Apesar das chuvas, as temperaturas seguem em elevação no fim de semana / Foto: Visual Hunt

Apesar das chuvas, as temperaturas seguem em elevação no fim de semana / Foto: Visual Hunt

No Sul, o sábado (16) será de tempo firme e sensação de calor excessivo. No oeste gaúcho, as temperaturas podem chegar a 40ºC. Mas, a partir do domingo (17), o tempo vira e as instabilidades retornam à região, com maiores volumes entre o norte do Rio Grande do Sul e a Serra Catarinense. Com a volta das chuvas, as máximas diminuem.

Já no Sudeste, a precipitação reduz no fim de semana em comparação com os dias anteriores. No Estado paulista, a previsão da Somar Meteorologia é de período de tempo firme no sábado, entre as faixas centro e leste, enquanto os demais Estados recebem chuva. “As chuvas do norte mineiro e capixaba continuam, mas se espalham em direção ao sul da região no domingo”, afirma o meteorologista Celso Oliveira. O Estado do Rio de Janeiro, embora tenha volumes de chuva, passa o fim de semana com sensação de abafamento.

O destaque de chuvas no Centro-Oeste fica para Goiás e Mato Grosso ao longo do fim de semana, principalmente na faixa norte. O Estado sul-mato-grossense recebe pancadas isoladas ao fim da tarde nos dois dias. Apesar da umidade, o calor predomina em toda a região.

A região nordestina terá registro de precipitação, no sábado, no sul do Maranhão e faixa leste, desde o Recôncavo baiano até o Rio Grande do Norte. “As chuvas no leste nordestino são de curta duração e não atrapalham o fim de semana, do ponto de vista turístico”, comenta Oliveira. No domingo, as condições de chuva permanecem para as mesmas áreas, mas devem alternar com períodos de melhoria ao longo do dia.

O Norte terá tempo firme predominante apenas no Estado de Rondônia neste fim de semana. Os maiores acumulados ficam para o Amazonas, Pará e Tocantins e o calor continua, com diminuição apenas em Palmas, onde as chuvas serão frequentes.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Vai ter calorão neste verão?