Fim de semana prolongado será de chuva no Centro-Sul

O litoral nordestino é o melhor destino para os que esperam tempo firme

O feriado de Finados, na quinta-feira (02), prolonga o fim de semana e deve levar muitas pessoas às estradas. Mas como fica o tempo no país neste período?

Feriado prolongado terá chuvas alternando com períodos de melhoria / Foto: Visual Hunt

Feriado prolongado terá chuvas alternando com períodos de melhoria / Foto: Visual Hunt

Segundo a Somar Meteorologia, a região Sul tem chuva apenas na faixa oeste no início do feriado, enquanto as demais áreas ficam com tempo firme. O frio persiste pela manhã, mas o afastamento da massa de ar frio já garante a elevação das temperaturas à tarde. Na sexta-feira (03), novas instabilidades espalham volume pela região e há risco de temporais no interior do Paraná e Santa Catarina. Durante o fim de semana, as chuvas se concentram no Paraná e as temperaturas ficam mais amenas nos três Estados. “Já o Estado gaúcho fica com tempo instável apenas no oeste e tem melhoria nas áreas de litoral e serra”, afirma o meteorologista Celso Oliveira.

Na região Sudeste, as chuvas ficam entre Minas Gerais e Espírito Santo na quinta, atingindo o Estado paulista na sexta-feira, mas de forma isolada. Pela manhã, a sensação de frio predomina no leste paulista e no sul mineiro e, à tarde, as temperaturas se elevam no oeste de São Paulo. As chuvas ganham força no sábado (04) e domingo (05) no interior da região e pode haver temporais no oeste paulista e mineiro. “A precipitação deve alternar com período de melhoria no Estado paulista”, comenta Oliveira.

O destaque para o Centro-Oeste continua em Goiás e Mato Grosso, que seguem recebendo chuvas fortes no feriado prolongado. A previsão para a capital Brasília é de volumes elevados, com chance de transtornos. Os temporais também atingem o sul do Mato Grosso do Sul ao longo do fim de semana.

A boa notícia do feriado fica para o litoral nordestino, que fica com tempo aberto entre o Ceará e Alagoas, enquanto uma frente fria traz chuva ao sul da Bahia e ao sertão da região. O sistema se afasta no fim de semana e diminui a precipitação, mas ainda mantém volumes no oeste baiano.

Já a região Norte terá chuvas fortes durante todo o feriado prolongado, com maiores volumes para o Amazonas, Pará e Amapá. A partir da sexta-feira (03), o Estado do Tocantins recebe chuvas, principalmente na parte sul.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Norte: Alta da Bolívia e instabilidades tropicais provocam temporais na região