Feriado promete temporais na faixa central do país

Dia da Consciência Negra deve ser de chuva e frio intenso na capital paulista, com máximas abaixo dos 21ºC

O fim de semana vai ser prolongado em algumas cidades do país por conta do Dia da Consciência Negra que cai na segunda-feira (20). De acordo com a Somar Meteorologia, a chuva que atravessa a região Sul durante o fim de semana e atinge o Sudeste e Centro-Oeste ainda no domingo (19), deve derrubar as temperaturas principalmente na capital paulista. 

pexels-photo

Feriado da Consciência Negra será de chuva na faixa central do país/ Fonte: Pexels

O tempo abre na região Sul na segunda-feira e com o aumento na radiação solar, o friozinho da manhã fica menos intenso comparado ao dia anterior. As máximas que não passam dos 23ºC em Florianópolis no domingo, chegam aos 27ºC na segunda, assim como em Porto Alegre. 

No Sudeste, o destaque é o friozinho que se intensifica na capital e litoral paulista, onde as máximas ficam em torno dos 24ºC no domingo e se mantêm abaixo dos 21ºC no feriado. No restante da região, o frio é menos intenso, as máximas ficam em torno dos 30ºC mas os acumulados podem chegar perto dos 100mm em munícipios de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro entre o domingo e a segunda-feira. 

Pancadas de chuva com volumes elevados também são esperadas no Centro-Oeste, em Cuiabá, a chuva chega com força e pode causar transtornos, enquanto em Goiânia as precipitações são mais isoladas. As temperaturas ficam elevadas e a sensação de calor continua com máximas acima dos 30ºC. 

Em Alagoas, Amapá e Amazonas, assim como na capital paraibana, João Pessoa, o tempo firme predomina, com temperaturas acima dos 31ºC. 

Dia da Consciência Negra 

O feriado celebrado em 20 de novembro, homenageia Zumbi dos Palmares, foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial, que morreu na mesma data em 1695. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e é celebrado em cerca de mil cidades brasileiras.  

Em Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro, o dia é considerado feriado por decreto estadual. Enquanto nas demais cidades a opção de aderir ou não à data é de cada câmara dos vereadores. As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis e João Pessoa estão entre as capitais que aderiram à data. 

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Conferência climática da ONU tem início na Alemanha

Oceano Pacífico segue em condição de La Niña