EUA: Pistas cobertas de neve causam 12 mortes em Iowa e Missouri

Neve continua até o final da semana na região

Um episódio de neve intensa ocorre desde a segunda-feira (05) entre Iowa e Missouri, no oeste dos Estados Unidos. De acordo com agências de notícias internacionais, pelo menos 12 morreram e mais de 80 ficaram feridos em acidentes provocados por neve e gelo nas estradas dos dois Estados.

As temperaturas chegaram aos 21ºC negativos em Iowa na manhã desta terça-feira (06) e segundo o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, o risco de neve continua até o sábado (10) na região. As nevascas são provocadas por um sistema de baixa pressão que empurra umidade e ar frio do oceano contra a costa.

O frio continua na região até o domingo (11), mas a sensação deve ser mais amena durante o fim de semana, com mínimas de 6ºC negativos. “Apesar do risco de neve continuar, os episódios mais críticos devem acontecer entre a madrugada e amanhã da sexta-feira (09)”, afirma Oliveira.

França

Em Paris, a Torre Eiffel foi fechada à visitação devido às condições do tempo na manhã desta terça-feira. A neve também atinge a capital francesa desde a manhã da segunda-feira (05). A visibilidade chegou aos 800 metros na tarde desta terça-feira (06) no aeroporto Charles de Gaulle.

“A neve continua até a quarta-feira (07) na região, em seguida, deve diminuir e oscilar com períodos de melhoria até a sexta-feira (09)”, comenta Oliveira.

Rússia

A semana começou com uma tempestade de neve intensa que deixou um morto e pelo menos cinco feridos em Moscou, Rússia, nesta segunda-feira (05). A capital precisou convocar as Forças Armadas para prestar apoio após a maior nevasca já registrada na história da cidade. As temperaturas chegaram aos 16ºC negativos nesta terça-feira (06).

O temporal atrasou voos, fechou escolas e derrubou centenas de árvores, além de deixar milhares de residências sem energia elétrica. Segundo dados do Serviço Nacional de Meteorologia, os 43cm de neve registrados entre o domingo (04) e a segunda-feira ultrapassa o esperado para todo o mês.

De acordo com a Somar Meteorologia, a nevasca, provocada pela atuação de um ciclone extratropical proveniente do Mar Negro, continua com menor intensidade nesta terça e deve diminuir ainda mais nos próximos dias sem previsão de neve significativa pelo menos até a próxima semana.

“A temperatura ainda pode chegar aos 14ºC negativos até a quinta-feira (08), mas o frio diminui a partir do fim de semana, e fica em torno dos 6ºC negativos na próxima semana”, finaliza Oliveira.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Como vai ficar o tempo em fevereiro?

Qual é a expectativa do setor elétrico para 2018?