Diminuição de chuva e temperaturas no Norte

Os próximos dias serão marcados pela diminuição da chuva e temperaturas máximas em quase todos os estados do Norte do Brasil

A semana vem sendo marcada pelo grande volume de chuva na região Norte com destaque para o estado do Amapá, norte do Pará e grande parte do Tocantins. Essas áreas apresentam dias consecutivos de chuva nesta época do ano devido à presença da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical), que se forma pelo encontro dos ventos que sopram de nordeste no Hemisfério Norte com os ventos que sopram de sudeste no Hemisfério Sul.

A previsão é de que a partir de quinta-feira (12) o volume de chuva diminua em quase todos os estados do Norte – exceto no sul do Pará onde ainda há expectativa para volumes expressivos em torno de 45mm.

Volume de chuva previsto para o Norte na quinta-feira (10/04)

Volume de chuva previsto para o Norte na quinta-feira (10/04)

Entenda mais

O encontro dos ventos vindos de diferentes direções provoca um movimento conhecido como convecção forçada, isto é, a elevação do ar quente e úmido presente na atmosfera local, que por sua vez acaba se condensando e se transformando em nuvens bastante carregadas. Em consequência disso, as chuvas acontecem com forte intensidade e persistem por vários dias, dependendo da localização da ZCIT.

Diminuição da temperatura máxima

O destaque para a quinta-feira é a queda da temperatura máxima no sul do Pará e grande parte do Amazonas. Já em boa parte do estado Roraima, incluindo a capital Boa Vista, os termômetros aumentam nos próximos dias.

Temperatura máxima na Região Norte a partir de quinta-feira (10)

Temperatura máxima na Região Norte a partir de quinta-feira (10)

As temperaturas mínimas continuam com valores próximos aos 25°C em quase toda a região Norte.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.