Café: Como o clima influencia na produção do grão?

Produção nos cafezais tem sido favorecida pelo tempo seco

Se tem uma bebida que é considerada uma paixão mundial é o café. O amor por ele é tão grande que nesta quinta-feira (14) se comemora o Dia Internacional do Café, mas qual é a condição climática ideal para o desenvolvimento do grão?

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

Como os cafezais produzem o ano todo, as condições variam de acordo com as estações. “O ideal é ter uma primavera com chuva e temperaturas abaixo dos 30ºC, um verão com chuvas sempre acima do esperado e temperaturas médias em torno dos 21ºC, um outono com temperaturas amenas e poucos episódios de chuva, além de um inverno seco e temperaturas dentro da média”, explica o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, da Somar Meteorologia.

As principais áreas produtoras de café no país ficam concentradas nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Paraná. E, de acordo com o especialista, a produção dos grãos vai muito bem este ano, com exceção apenas para o Estado capixaba que sofre com a falta de chuvas. “O tempo seco tem sido bom para os cafezais e a expectativa é de uma produção maior nesta safra, apesar das altas temperaturas que resultam em uma antecipação da maturação dos grãos”, finaliza Santos.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

 

Número de queimadas aumenta em 50% no Brasil

Mais um fim de semana típico de verão no Brasil