Como a meteorologia influência na segurança dos voos?

Os passageiros detestam quando a companhia aérea dá o aviso de voo atrasado ou cancelado, no entanto, a medida pode ser a garantia de um voo seguro

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), com base em relatórios internacionais, o mau tempo é um fator importante em mais de um quinto (21%) de todos os acidentes aéreos.

221841-raquel-entregar-ate-2007-aviacao-x-formas-de-influencia-da-meteorologia-na-seguranca-dos-voos

A meteorologia, portanto, é uma das ciências envolvidas nessa atividade e tem um papel fundamental para garantir que tripulações, passageiros e até mesmo cargas cheguem íntegros ao seu destino.

Previsão de furacões 

Furacões são eventos meteorológicos de força intensa e grande poder de destruição. Quando há a iminência de um, avisos de alerta são lançados e diversas atividades são interrompidas. Uma das primeiras é a aviação.

A previsão do tempo auxilia na identificação do risco de furacões com alguma antecedência, permitindo que as companhias aéreas, os passageiros e também as empresas — quando se trata do transporte de cargas — se planejem para a mudança dos voos. Continue a leitura