" }
Como fica o tempo em fevereiro?

Chuva forte avançará para a metade norte do Brasil. Confira

O mês de janeiro ainda não terminou, mas já foi marcado pela distribuição irregular da chuva no Brasil, sendo acima da média no Sul, São Paulo e algumas áreas da região Norte e Nordeste. Segundo a Somar Meteorologia, choveu até 700mm no litoral paulista e paranaense quando o normal para o período é algo em torno dos 300mm. Em contrapartida, foram registrados acumulados entre 100 e 200mm na faixa que vai desde o Espírito Santo até Rondônia, mas será que este padrão vai continuar em fevereiro?

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

Desta vez, a chuva deve enfraquecer na região Sul e no Estado de São Paulo. “As frentes frias conseguirão avançar mais livremente pelas outras áreas do país e com isso, a expectativa é de aumento de precipitações no Espírito Santo, norte de Minas Gerais e também no Nordeste, que juntamente com a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) trarão chuva forte para Bahia, oeste de Pernambuco, sudeste do Piauí e boa parte do Maranhão”, explica o meteorologista Celso Oliveira.

Além disso, os maiores acumulados são esperados para o norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo, leste e norte de Minas Gerais, Bahia, oeste de Pernambuco, sudeste do Piauí, norte de Goiás, Tocantins, oeste do Maranhão, Pará, Amapá, Amazonas e sul de Roraima, sendo que boa parte das precipitações será a partir da segunda semana de fevereiro.

“Por outro lado, a chuva será bem mais fraca e irregular no oeste e sul do Rio Grande do Sul, oeste de Mato Grosso do Sul, sudoeste de Mato Grosso e algumas cidades ao leste do Nordeste”, comenta Oliveira.

Já as temperaturas ficarão acima da média em boa parte do Brasil, com 1ºC acima da média climatológica para o mês no sertão nordestino, interior da região Sul e Mato Grosso do Sul.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

 

Como cuidar da pele no verão?

Aedes aegypti: Chuvas e calor são alerta para proliferação do mosquito