Chuvas volumosas atingem a região central do país nesta semana

Goiás, Espírito Santo e Minas Gerais devem receber os maiores acumulados ao longo da semana

Áreas de instabilidade espalharam chuva pela maior parte do Brasil neste fim de semana e os próximos dias não devem ser diferentes. De acordo com a Somar Meteorologia, as precipitações devem ocorrer de forma volumosa, principalmente no Centro-Sul, com destaque para a faixa central do país.

household-862587_1280

Chuva atinge a região central com grandes volumes na próxima semana/ Fonte: Pixabay

A segunda-feira (04) começa com tempo fechado no Acre, Rondônia, interior e sul da Bahia, além de todo o Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Os acumulados mais elevados, são esperados na fronteira de Goiás com o Tocantins e região central de Minas Gerais.

A partir da terça-feira (05), as precipitações perdem força na região Sul e passam a se concentrar entre Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e interior de São Paulo. “Na região metropolitana de Belo Horizonte, os acumulados de dezembro podem passar dos 200mm até a quarta-feira (06)”, afirma a técnica em meteorologia da Somar, Patricia Vieira.

A chuva segue concentrada na faixa central do país até o final da semana e há possibilidade de queda de granizo e vendavais que podem provocar transtornos principalmente nos centros urbanos, mas na sexta-feira (08), os temporais ocorrem com maior intensidade entre o norte de Minas Gerais e Espírito Santo.

Com exceção do sul baiano, o tempo firme deve predominar em toda a região Nordeste, enquanto no Norte, pancadas de chuva ocorrem intercaladas com períodos de melhorias.

Apesar das chuvas, as temperaturas ficam amenas apenas na faixa leste do país, entre o Rio Grande do Sul e Espírito Santo, onde as máximas ficam abaixo dos 25ºC até a terça- feira. Já na quarta-feira, as máximas voltam a subir também na região Sul e as temperaturas passam dos 30ºC em todo o país, com exceção do Sudeste, que ainda mantém o tempo ameno.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Como a meteorologia é influenciada pela astronomia?

Dezembro mantém chuvas distribuídas pelo Brasil

Somar Meteorologia lança plataforma para o agronegócio